terça-feira, 26 de maio de 2015

Conto contigo, conta comigo

Os alunos do Pré-escolar  da Escola Básica do Calvário visitaram a biblioteca para ouvir o  Professor Mário Fonseca em mais uma sessão "Conto contigo, conta comigo". A biblioteca encheu-se com as gargalhadas dos mais pequenos que contagiaram com a sua alegria os mais crescidos. No final, brindaram-nos com quatro canções alusivas à amizade e à Primavera.



Foi mais uma sessão muito divertida.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

A Equipa da Biblioteca Escolar convida a comunidade educativa a visitar a…




No Polivalente da Escola Vallis Longus

De 4 a 8 de maio

sexta-feira, 24 de abril de 2015

25 de Abril de 1974



A biblioteca escolar associou-se ao grupo disciplinar de História para assinalar, mais uma vez, o 25 de Abril de 1974.

Durante os dias 23 e 24 foram exibidos, na biblioteca da escola sede,  filmes/documentários alusivos ao 25 de abril de 1974, como por exemplo, o filme de Maria de Medeiros: Capitães de Abril.

Durante a semana esteve patente na biblioteca da escola sede uma pequena exposição de cópias  de imagens de jornais dessa época.

A estante temática foi dedicada a esta data.







quinta-feira, 23 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países.

​ Em todo o mundo, organismos da administração central e local, com especial destaque para as Bibliotecas Públicas, e entidades da sociedade civil destacam o prazer de ler, e a importância que os livros, nos seus vários suportes, têm na sociedade contemporânea. 
Este ano o cartaz do Dia Mundial do Livro é da autoria do atelier Silvadesigners, e mostra-nos, num jogo de luzes e efeitos, que os livros podem ter leituras variadas e múltiplos ecos, consoante os leitores a que chegam.
A nossa biblioteca também celebrou esta data, pedindo aos alunos que refletissem sobre a importância da leitura,  apresentando um bom motivo para ler um livro e completando a frase: "Se eu fosse um livro.."

Os trabalhos realizados estão expostos na BE.









terça-feira, 21 de abril de 2015

Conto Contigo, Conta Comigo

21 de abril de 2015
A hora do conto continuou a ter um público especial. Hoje foi a vez dos alunos do 2º ano da Escola Básica do Calvário visitarem a biblioteca para assistir à sessão "Conto contigo, conta comigo" protagonizada pelo Professor Mário Fonseca. As histórias de hoje foram "O elevador para as estrelas", do livro Novas Histórias ao Telefone de Gianni Rodari e "A história da tosse perdida", do livro 29 Histórias disparatadas de Ursula Wolfel. .

Foi mais uma sessão muito apreciada pelos alunos como já é habitual!!

terça-feira, 14 de abril de 2015

Conto Contigo, Conta Comigo

14 de abril de 2015
Hoje a hora do conto teve um público especial. Os alunos do 1º ano da Escola Básica do Calvário visitaram a biblioteca para assistir à sessão "Conto contigo, conta comigo" protagonizada pelo Professor Mário Fonseca. As histórias de hoje foram "A inventar números" e "Brif, bruf, braf", do livro Histórias ao Telefone de Gianni Rodari. No final uma aluna contou para os seus colegas a história da branca de neve e dos sete anões. Como ainda não sabia ler a história estava toda na cabeça...

Foi mais uma sessão muito apreciada pelos alunos como já é habitual!!



sexta-feira, 27 de março de 2015

Páscoa Feliz

Que o coelhinho traga muito mais que simples ovos de chocolate, traga muita saúde, amor, felicidade, compreensão e carinho, para todos. 

A Equipa da Biblioteca deseja a todos uma Feliz Páscoa!


sexta-feira, 20 de março de 2015

Exposições

16 a 20 de março
Ao longo da semana da leitura, foram inauguradas várias exposições, nas várias escolas do agrupamento.

Bonecas do Mundo
Exposição de bonecas em pasta de papel, elaboradas pelos alunos, com a colaboração da artista plástica local, Cláudia Oliveira. Estas bonecas são representativas dos países de língua oficial portuguesa e nelas foram gravados poemas de autores dos respetivos países.
Esta exposição percorrerá todas as escolas do agrupamento e estará também patente na Biblioteca Municipal de Valongo.





Já Sei Ler, Apanhados a Ler, Ler em Família e outras...
Nas várias escolas do agrupamento estiveram patentes várias exposições evidenciando momento de leitura como forma de motivação.

Inauguração Oficial do polo da BE da EB da Boavista

18 e 20 de março

Decorreu a inauguração oficial do polo da Biblioteca Escolar da EB da Boavista, com um Sarau de Poesia, envolvendo todos os alunos da escola. Estiveram os presentes os Pais e Encarregados de Educação e outros ilustres convidados.
No final de todas as brilhantes atuações, todos foram convidados a visitarem o espaço da biblioteca da escola, renovado com novo mobiliário e fundo documental, adquirido com a verba do projeto "Ler o Mundo".








Lisons Le Film...

16 a 19 de março

Ao longo da semana, os professores de Francês exibiram, em contexto de sala de aula, os filmes:


O menino Nicolau - 7ºano
Amigos Improváveis - 8ºano
Que mal fiz eu a Deus - 9ºano



No espaço da BE, foi apresentado o filme:
Gaiola Dourada






Esta iniciativa está intregada no projeto "Ler o Mundo" e promoveu a utilização de alguns DVD
adquiridos recentemente com a verba deste projeto.










quinta-feira, 19 de março de 2015

Encontros

11 a 20 de março

No âmbito da semana da leitura, foram realizados vários encontros com escritores nas diferentes escolas.

11 de março
A escritora Cidália Fernandes esteve presente na EB do Valado, onde realizou sessões de apresentação dos seus livros para todos os alunos.


19 de março
A biblioteca da escola sede recebeu a escritora Gabriela Barcelos, que apresentou  algumas das suas obras, em diferentes sessões, para os alunos de 5º, 6º e 7º anos.



20 de março
Na EB da Estação, decorreu um encontro com a escritora Regina Gouveia, para todos os alunos da escola. Nestas sessões, aliou-se a poesia à ciência. Para além da leitura de poemas da sua obra "Ciência para meninos em poemas pequeninos", foram realizadas diferentes atividades experimentais adequadas à faixa etária dos alunos.





Um café... um poema

19 de março

Para assinalar o dia mundial da poesia, comemorando aLeR+, a equipa da BE com a colaboração dos assistentes operacionais do bar da escola, promoveu junto da comunidade educativa, a leitura de poemas, aromatizada por um café.

Toda a comunidade educativa foi convidada a selecionar um poema do seu agrado para ser partilhado nesta atividade.





Leituras Partilhadas

16 a  19 de março

Durante a semana da leitura, os alunos das diferentes turmas deslocaram-se às salas de aula de outras turmas, promovendo um intercâmbio literário.
Na biblioteca, decorreu mais uma sessão "Conto contigo, conta comigo", promovida pelo Professor Mário Fonseca, com a partilha das leituras: "Bilhete com foguetão", de Ondjaki, e "O menino que caiu do mar", de José Eduardo Agualusa.







À Roda com os Livros: Anne Frank

16 e 18 de março

No âmbito do projeto "Ler o Mundo", foram apresentadas mais duas sessões de À Roda com os Livros, desta vez, sobre o Diário de Anne Frank.

Estas sessões foram dinamizadas pelas turmas do 8ºC e do 8ºE, com a orientação da Professora de Português, Isabel Timóteo.  Os alunos, além de fazerem a apresentação de vários trabalhos a propósito deste livro, também prepararam previamente uma pequena exposi
ção que esteve montada na BE nesta semana.

Estiveram presentes as turmas do 6ºH e do 6ºC acompanhadas pelas Professoras, Rosa e Glória Santos, respetivamente.