O projeto
“Histórias da
Ajudaris" é uma iniciativa de
incentivo à leitura, à escrita e de ajuda aos que mais precisam.
A turma do 6º Fda Escola Básica Vallis Longus, orientada pela professora de Português, Paula Vieira, participou neste
projeto com o texto elaborado coletivamente “Que lição de vida!”.
Entre 628 textos, este foi um dos seleccionados. Com este contributo
nascerá um livro e com ele mais um gesto de solidariedade, pois o resultado das suas
vendas reverterá a favor de crianças e famílias desfavorecidas.
A Biblioteca AVVL celebrou a alegria da leitura com um filme que aliou a música e a dança . Esta atividade foi o resultado do trabalho dos alunos e dos seus professores que os prepararam. A Professora Ana Cristina, juntamente com os seus alunos do 9ºA, criaram uma letra mantendo a métrica da música "Optown Funk" à qual deram o nome de " I Will Read You Up"
A aluna do 5ºF - Inês Rodrigues, orientada pelas professoras de Educação Musical, Luísa Monteiro e Iva Sousa, interpretou a versão criada, acompanhada pelo corpo de bailarinos do 8ºE e do 5º F, cuja coreografia foi ensaiada pelas Professoras de Educação Física.
O Resultado foi este filme produzido pela equipa da BE.
A todos os que participaram e tornaram o filme possível, o nosso OBRIGADO!!
Decorreu mais uma sessão da Hora do conto "Conto contigo, conta comigo", desta vez dirigida aos alunos do 2º ano da Escola Básica do Calvário. Foi mais um momento de histórias e de magia protagonizado pelo Professor Mário Fonseca.
Os alunos do Pré-escolar da Escola Básica do Calvário visitaram a biblioteca para ouvir o Professor Mário Fonseca em mais uma sessão "Conto contigo, conta comigo". A biblioteca encheu-se com as gargalhadas dos mais pequenos que contagiaram com a sua alegria os mais crescidos. No final, brindaram-nos com quatro canções alusivas à amizade e à Primavera.
A biblioteca escolar associou-se ao grupo disciplinar de História para assinalar, mais uma vez, o 25 de Abril de 1974.
Durante os dias 23 e 24 foram exibidos, na biblioteca da escola sede, filmes/documentários alusivos ao 25 de abril de 1974, como por exemplo, o filme de Maria de Medeiros: Capitães de Abril.
Durante a semana esteve patente na biblioteca da escola sede uma pequena exposição de cópias de imagens de jornais dessa época.
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países. Em todo o mundo, organismos da administração central e local, com especial destaque para as Bibliotecas Públicas, e entidades da sociedade civil destacam o prazer de ler, e a importância que os livros, nos seus vários suportes, têm na sociedade contemporânea. Este ano o cartaz do Dia Mundial do Livroé da autoria do atelier Silvadesigners, e mostra-nos, num jogo de luzes e efeitos, que os livros podem ter leituras variadas e múltiplos ecos, consoante os leitores a que chegam.
A nossa biblioteca também celebrou esta data, pedindo aos alunos que refletissem sobre a importância da leitura, apresentando um bom motivo para ler um livro e completando a frase: "Se eu fosse um livro.."
21 de abril de 2015 A hora do conto continuou a ter um público especial. Hoje foi a vez dos alunos do 2º ano da Escola Básica do Calvário visitarem a biblioteca para assistir à sessão "Conto contigo, conta comigo" protagonizada pelo Professor Mário Fonseca. As histórias de hoje foram "O elevador para as estrelas", do livro Novas Histórias ao Telefone de Gianni Rodari e "A história da tosse perdida", do livro 29 Histórias disparatadas de Ursula Wolfel. .
Foi mais uma sessão muito apreciada pelos alunos como já é habitual!!
14 de abril de 2015 Hoje a hora do conto teve um público especial. Os alunos do 1º ano da Escola Básica do Calvário visitaram a biblioteca para assistir à sessão "Conto contigo, conta comigo" protagonizada pelo Professor Mário Fonseca. As histórias de hoje foram "A inventar números" e "Brif, bruf, braf", do livro Histórias ao Telefone de Gianni Rodari. No final uma aluna contou para os seus colegas a história da branca de neve e dos sete anões. Como ainda não sabia ler a história estava toda na cabeça...
Foi mais uma sessão muito apreciada pelos alunos como já é habitual!!
16 a 20 de março
Ao longo da semana da leitura, foram inauguradas várias exposições, nas várias escolas do agrupamento.
Bonecas do Mundo
Exposição de bonecas em pasta de papel, elaboradas pelos alunos, com a colaboração da artista plástica local, Cláudia Oliveira. Estas bonecas são representativas dos países de língua oficial portuguesa e nelas foram gravados poemas de autores dos respetivos países.
Esta exposição percorrerá todas as escolas do agrupamento e estará também patente na Biblioteca Municipal de Valongo.
Já Sei Ler, Apanhados a Ler, Ler em Família e outras...
Nas várias escolas do agrupamento estiveram patentes várias exposições evidenciando momento de leitura como forma de motivação.