A Professora Cristina Araújo dinamizou mais uma hora do conto na Biblioteca da Escola Sede, desta vez com a leitura de histórias do livro "O rapaz que vivia na televisão" de Luísa Ducla Soares. No final, os alunos desenvolveram algumas atividades alusivas ao tema e foi uma excelente forma de terminar a Semana dos Media.
terça-feira, 10 de maio de 2016
quinta-feira, 5 de maio de 2016
7 Dias com os media - 3 a 9 de maio
Para assinalar a quarta edição da operação 7 dias com os Media, a Biblioteca AVVL está a promover uma série de iniciativas com vista a refletir sobre os meios de comunicação social, tradicionais e de nova geração e o papel que desempenham no nosso dia-a-dia.
Deste modo, decorreu no dia 5 de maio na biblioteca da Escola do Susão uma sessão de sensibilização sobre esta temática para os alunos da turma do 4º C acompanhados pela Professora titular Rosa Maria João . No final da palestra os alunos produziram frases e ilustraram-nas.
No mesmo dia na biblioteca da escola sede, decorreu mais uma sessão de Instantes de Leitura. Desta vez, os nossos comentadores habituais - o Bernardo, o Floriano e o Sérgio - contaram com a presença especial do Professor Adriano que muito nos ajudou a refletir sobre a responsabilidade de ser Livre, sobre a liberdade de imprensa e de expressão no mundo atual.
Estiveram presentes, os alunos de EMRC das turmas do 6º E e do 8º C acompanhados pela Professora Mónica.
Na biblioteca da escola sede está, ainda, patente uma exposição de cartoons sobre a liberdade de Expressão e Imprensa, que através do humor alerta-nos sobre os problemas da sociedade.
terça-feira, 26 de abril de 2016
Instantes de leitura - Notícias do mês de... Abril
No dia 26 de abril, decorreu na biblioteca da escola sede mais uma sessão de Instantes de Leitura.
Assistimos à leitura comentada das notícias selecionadas do mês de abril referentes ao "Panamá papers", à "Crise dos refugiados" e ao "25 de abril- Dia da Liberdade".
A atividade foi dinamizada, como habitualmente, pelos alunos Bernardo Dias, João Floriano e Sérgio Cardoso do 8º C. Foi um momento de partilha muito dinâmico e que demonstrou que os nossos alunos continuam atentos às notícias da atualidade e às questões que preocupam o mundo.
Aguardamos com curiosidade a próxima sessão agendada já para o dia 3 de maio, para assinalar os 7 Dias com os Média. Nesse dia, debater-se-á o peso dos média tradicionais e da nova geração no quotidiano.
Dia da Liberdade com A Fábula dos feijões cinzentos
Hora do Conto - Contando...espalharei por toda a parte
A Professora Cristina Araújo continuou a sensibilizar os alunos para a história do 25 de abril. Desta vez leu o conto "O lápis azul" do livro "7x25 Histórias da liberdade" de Margarida Fonseca Santos e Inês do Carmo. No final, os alunos debateram alguns factos relativos à falta de liberdade e à censura.
sábado, 23 de abril de 2016
23 de abril - Dia Mundial do Livro
Celebra-se hoje, 23 de abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
A data foi escolhida pela UNESCO por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.
A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento económico.
No âmbito da comemoração do DIA MUNDIAL DO LIVRO, a Biblioteca Escolar AVVL associou-se à campanha solidária das bibliotecas do concelho na angariação de material livro em articulação com a Associação Luso Timorense de Solidariedade Social, Cultura e Desenvolvimento Local – SOLIDARIUS. Esta ação tem como objetivo enriquecer/aumentar o espólio da biblioteca de Same, Díli, Timor-Leste, espaço criado por esta Associação.
A comunidade escolar revelou grande espírito de solidariedade e ao longo da semana foram muitos os livros recolhidos. A todos um muito OBRIGADO!
quarta-feira, 20 de abril de 2016
19 de abril - Dia do Índio
Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente
Getúlio Vargas, através de decreto lei.
De facto, em abril de 1940, realizou-se, no México, o
Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a
participação de diversas autoridades governamentais dos países da América,
vários líderes indígenas foram convidados para participarem das reuniões e
decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois
estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois há
séculos que eram perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões,
diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância
daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que
depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Assim para assinalar a importância deste dia, na
biblioteca da escola sede, decorreram algumas sessões, dinamizadas pela
Dr.ª Cristina Araújo, professora e antropóloga, que visaram a reflexão sobre a importância da
preservação dos povos indígenas, da manutenção das suas terras e do respeito pelas
suas manifestações culturais.
segunda-feira, 18 de abril de 2016
Encontro com o escritor Richard Zimler

Decorreu, no dia 18 de abril, o encontro com o escritor Richard Zimler na Biblioteca da Escola Básica do Susão.
O escritor fez a apresentação do livro Se eu fosse para os alunos do 1º e 2º anos. Foram duas sessões muito animadas. Os alunos acrescentaram outras sugestões para "se eu fosse..." em que revelaram muita criatividade e humor.
No final, Richard Zimler autografou os livros comprados pelos alunos.
No final, Richard Zimler autografou os livros comprados pelos alunos.
sexta-feira, 15 de abril de 2016
Exposição: "O Príncipe Nabo"
Os alunos do 5º B, orientados pela Professora Elvira Fernandes e com a colaboração das famílias, realizaram um conjunto de trabalhos sobre a obra "O Príncipe Nabo" de Ilse Losa. Esses trabalhos que revelam muita criatividade e mestria estão expostos na biblioteca escolar e merecem, seguramente, uma visita.
Encontro com o escritor João Pedro Mésseder
Decorreu, no dia 14 de abril, na biblioteca escolar, o encontro com o escritor João Pedro Mésseder. Assistiram os alunos do 5º A, 5º C, 5º E, 5º J, 6ºC e 9º H, acompanhados respetivamente pelas professoras Adosinda Paulos, Rosário Silva, Elvira Fernandes, Sílvia Viana, Fátima Costa e Paula Vieira.
Os alunos preparam várias atividades para este momento: a Mara e o Francisco do 5º E dramatizaram o conto "Pedro Malasartes e a fiada de disparates"; o 5º E apresentou, ainda, o Super JPMatik; o 5º J declamou um poema; o 6º C fez a leitura expressiva de um excerto da obra "De umas coisas nascem outras".
Os alunos preparam várias atividades para este momento: a Mara e o Francisco do 5º E dramatizaram o conto "Pedro Malasartes e a fiada de disparates"; o 5º E apresentou, ainda, o Super JPMatik; o 5º J declamou um poema; o 6º C fez a leitura expressiva de um excerto da obra "De umas coisas nascem outras".
Sacos de Leitura
A Biblioteca Escolar tem à disposição dos professores dois "Sacos de Leitura" com uma seleção de livros para os alunos do 2º e 3º ciclos destinados a atividades de complemento e/ou
enriquecimento para aqueles que terminam mais cedo as atividades propostas para a sala de aula.
quarta-feira, 13 de abril de 2016
Encontro com o escritor Richard Zimler
Apresentação do seu livro Se eu fosse..., dia 18 de abril às 10h e 11h.30 min. na Biblioteca da EB do Susão:
SINOPSE
Se eu fosse…é um livro que encoraja as crianças (e talvez os seus pais também!) a ultrapassarem as suas limitações. Este livro convida os mais jovens a nadarem como um peixe tropical ou a cantarem como um melro – ou até mesmo afastarem os banhistas da praia com o “sorriso” de um tubarão!
Se eu fosse um melro, podia cantar o tempo todo e nunca ninguém me pediria para calar o bico!
Se eu fosse um morcego, podia dormir de pernas para o ar!
Se eu fosse uma borboleta, podia fazer a minha sesta na flor mais linda do mundo!
Se eu fosse um polvo, podia tocar trompeta, violino, pandeiro e piano, tudo ao mesmo tempo!
Se eu fosse um cão, podia andar a cheirar toda a gente, para saber quem cheirava melhor (e pior)!
Biografia de Richard Zimler
Richard Zimler nasceu em 1956 em
Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Fez um bacharelato em Religião
Comparada na Duke University e um mestrado em Jornalismo na Stanford
University. Trabalhou como jornalista durante oito anos, principalmente na
região de São Francisco. Em 1990 foi viver para o Porto, onde lecionou
Jornalismo, primeiro na Escola Superior de Jornalismo e depois na Universidade
do Porto. Tem atualmente dupla nacionalidade, americana e portuguesa. Desde
1996, publicou dez romances, uma coletânea de contos e dois livros para
crianças.
Os seus livros
editados em Portugal – por ordem cronológica – são:
O Último Cabalista de Lisboa, Trevas de Luz, Meia-Noite ou o Princípio
do Mundo, Goa ou o Guardião da Aurora, À Procura de Sana, A Sétima Porta,
Confundir a Cidade com o Mar, Dança Quando Chegares ao fim (livro para
crianças), Os Anagramas de Varsóvia, Ilha Teresa, Hugo e Eu e as Mangas de
Marte (livro para crianças), A Sentinela e Se Eu Fosse (livro para crianças).
Zimler já ganhou diversos prémios, incluindo o National Endowment of the Arts
Fellowship in Fiction
terça-feira, 12 de abril de 2016
Hora do Conto - Contando...espalharei por toda a parte
Como forma de motivar os alunos para a vinda do escritor João Pedro Mésseder, a professora leu excertos da obra "De umas coisas nascem outras".
Encontro com o escritor João Pedro Mésseder
Apresentação do seu último livro dia 14 de abril na Biblioteca:
Sinopse
A dado momento, um pedacinho de tronco de árvore descobre-se lápis, um dedal de água do rio descobre-se floco de neve e, num ecrã ou teclado de telemóvel, um dedo polegar descobre-se instrumento de escrita. De umas coisas nascem ouras. A Lua afinal é um botão, a chama é uma bandeira e a pantufa, mesmo nova, tem sempre um ar de coisa velha.
Este livro, que pode ser lido começando por qualquer página, fala destes e doutros assuntos. Ah, é verdade, e há prosa que parece poesia, poesia que parece prosa… Tudo continua a ser outra coisa.
João Pedro Mésseder, pseudónimo literário de José António Gomes
Nasceu em 1957, no Porto, e aí completou os seus estudos universitários. Publicou livros de poesia como A Cidade Incurável (1999), Ordem Alfabética (2000), Fissura (2000, Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho), Espuma (2001) e À Noite as Estrelas Descem do Céu (2002). É ainda autor de livros ilustrados para crianças: Versos com Reversos (1999, nomeado pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil para a «Lista de Honra do IBBY» de 2000), De que Cor é o Desejo? (2000), A Couve, as Calças e o Burro (2004) e Não Posso Comer Sem Limão (2004).
Sinopse
A dado momento, um pedacinho de tronco de árvore descobre-se lápis, um dedal de água do rio descobre-se floco de neve e, num ecrã ou teclado de telemóvel, um dedo polegar descobre-se instrumento de escrita. De umas coisas nascem ouras. A Lua afinal é um botão, a chama é uma bandeira e a pantufa, mesmo nova, tem sempre um ar de coisa velha.
Este livro, que pode ser lido começando por qualquer página, fala destes e doutros assuntos. Ah, é verdade, e há prosa que parece poesia, poesia que parece prosa… Tudo continua a ser outra coisa.
João Pedro Mésseder, pseudónimo literário de José António Gomes
Nasceu em 1957, no Porto, e aí completou os seus estudos universitários. Publicou livros de poesia como A Cidade Incurável (1999), Ordem Alfabética (2000), Fissura (2000, Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho), Espuma (2001) e À Noite as Estrelas Descem do Céu (2002). É ainda autor de livros ilustrados para crianças: Versos com Reversos (1999, nomeado pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil para a «Lista de Honra do IBBY» de 2000), De que Cor é o Desejo? (2000), A Couve, as Calças e o Burro (2004) e Não Posso Comer Sem Limão (2004).
sexta-feira, 8 de abril de 2016
Efeitos Nefastos da Exposição ao Ruído
Esta atividade insere-se no projeto "Do sonómetro à mesa" que está a ser desenvolvido na escola, no âmbito do concurso "Ciência na Escola" da Fundação Ilidio Pinho e que tem como grande objetivo a sensibilização dos alunos para as consequências na audição da constante exposição ao ruído.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






