menu

About

quarta-feira, 20 de abril de 2016

19 de abril - Dia do Índio

Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através de decreto lei.

De facto, em abril de 1940, realizou-se, no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois há séculos que eram perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
 No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Assim para assinalar a importância deste dia, na biblioteca da escola sede, decorreram algumas sessões, dinamizadas pela  Dr.ª Cristina Araújo, professora  e antropóloga, que visaram a reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção das suas terras e do respeito pelas suas manifestações culturais. 





Sem comentários: