menu

About

Mostrar mensagens com a etiqueta saber mais. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta saber mais. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 9 de maio de 2023

Onomatopeia - Festival de Literatura Infantojuvenil de Valongo



A 5ª edição do Onomatopeia - Festival de Literatura Infantojuvenil de Valongo decorreu de 04 a 07 de maio em vários espaços do município.

Como vem sendo hábito, o festival apresentou uma programação rica e diversificada.

As Escolas Básicas da Boavista, Calvário, Ilha, Valado, Susão e Vallis Longus participaram em algumas das iniciativas.




quarta-feira, 26 de abril de 2023

Exposição "Os Astros"

Durante o mês de abril, foi organizada uma pequena exposição na biblioteca da EB do Susão sobre os astros.

Esta atividade realizou-se em articulação com a turma BS do 3º ano. Os alunos, após terem estudado este tema e consultado informação, desenvolveram os seus trabalhos e ficaram a saber mais sobre esta temática.

A exposição irá prolongar-se durante o mês de maio.







terça-feira, 25 de abril de 2023

Como explicar o 25 de abril aos miúdos

Para assinalar a data de 25 de abril, na biblioteca escolar da EB Susão, foi elaborado o cartaz: Como explicar o 25 de abril aos miúdos.

Nele, são apresentadas algumas sugestões literárias para uma leitura mais atenta sobre o tema.





sexta-feira, 31 de março de 2023

Semana da Leitura - Formação: apresentação oral de um livro (Saber+)

Decorreu, ontem, na biblioteca escolar da EB Susão, uma formação, dinamizada pela professora bibliotecária, para alunos de 4º ano, cujo tema foi Apresentação oral de um livro. Esta atividade, no âmbito da ação Saber+, integrou, também, a Semana da Leitura, dada a sua temática.

Nesta sessão, em que estiveram presentes os alunos do 4º AS, acompanhados pela professora Maria de Fátima Nunes, a professora bibliotecária ensinou a preparar a apresentação oral de um livro, mostrando um guião com a sugestão de algumas instruções para que as apresentações dos alunos sejam bem-sucedidas.

Disponibilizou, também, um modelo de planificação que pode ajudar a preparar estes momentos com maior rigor e eficiência.

Foi uma sessão muito produtiva, que contou também com a participação ativa dos alunos.



Semana da Leitura: Ler com Ciência

Decorreu no dia 30 de abril de 2023, na biblioteca escolar, uma atividade de articulação da leitura com a química. 

A atividade foi dinamizada pelo Professor Eduardo Lourenço de Físico-química que, através de experiências divertidas, mostrou o lado lúdico da ciência. 

A turma do 6ºB acompanhada pelo professor Adriano teve a oportunidade de realizar algumas dessas experiências e levaram consigo ideias de leitura!!

Os livros apresentados foram: "Química Explosiva" de Nick Arnold e "Histórias com Química" de Carla Morais.

Foi uma atividade muito dinâmica que os alunos gostariam de repetir!!







quarta-feira, 15 de março de 2023

Aprender, partilhar e comunicar em segurança


Durante esta semana, de 14 a 17 de março, na biblioteca da escola sede, estão a decorrer sessões formativas dinamizadas pelas professoras bibliotecárias para os alunos de 6º ano.

As turmas, acompanhadas pelos professores, visitam a biblioteca e participam numa conversa sobre riscos e desafios relacionados com a Internet: redes sociais, jogos online, mensagens de e-mail, Cyberbullying,...



Outro assunto abordado prende-se com o respeito pelos direitos de autor e são dadas algumas dicas e sugestões para a realização dos trabalhos de pesquisa.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Dia da Internet Mais Segura

No dia 7 de fevereiro de 2023, comemora-se a 20.ª edição do Dia da Internet Mais Segura. Ao longo dos anos, este dia junta milhões de pessoas sob o lema “Juntos por uma Internet melhor”.


Mais informações disponíveis aqui

Veja aqui as atividades nas Escolas.



Dia da Internet Mais Segura 2023: Juntos por uma Internet melhor, no 20.º aniversário

terça-feira, 25 de outubro de 2022

MIBE - Saber+ Espaço

Realizou-se no dia 19 de outubro uma sessão sobre "Visita guiada aos céu", no âmbito da rubrica "O Espaço vai à Escola", promovido pelo ESERO PT.  Esta sessão decorreu online e os alunos "receberam" com grande entusiasmo e curiosidade o investigador Álvaro Folhas do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra.






segunda-feira, 23 de maio de 2022

19 de maio - Dia Escola Azul

A biblioteca da EB Susão aliou-se à escola sede na comemoração do Dia Escola Azul. 

Assim, durante a semana, foram desenvolvidas diferentes atividades. 

No dia 16 de maio, a professora Graça Fernandes leu A viagem da gotinha, de Melanie Joyce, com ilustrações de Gina Maldonado, aos alunos do 1ºCS e promoveu um jogo em que cada aluno leu uma frase para a turma, de modo a incentivar a leitura e a escrita. 

No dia 17, foi a vez das turmas 1ºBS e 2ºBS assistirem à leitura da obra de José Fanha O dia em que o mar desapareceu e participarem também em atividades motivadoras da leitura/escrita. O 1º AS ouviu, também, a leitura de  A viagem da gotinha e os alunos fizeram registos gráficos.






quinta-feira, 28 de abril de 2022

Exposição: Água para todos

Durante esta semana, os alunos de 5º ano estão a deslocar-se à Biblioteca Municipal de Valongo (BMV), acompanhados pelas suas Professoras e pelas professoras bibliotecárias para participarem numa atividade lúdica e pedagógica, organizada pela BMV.

Esta atividade conta com a colaboração das Águas do Douro e Paiva. 

Os alunos realizam a visita guiada à exposição Água para todos do Museu da Água da EPAL, Lisboa, que aborda diferentes aspetos, como o ciclo da água, a poluição, a sustentabilidade, a pegada hídrica, as  propriedades da água, etc.

Além disso, participam também no jogo AQUAQUIZ - Jogo da Glória, respondendo a questões sobre a água.

Esta atividade está inserida no projeto +VAL: @girpara preservar, no âmbito do Programa Escola Azul.







quarta-feira, 30 de março de 2022

Visita à exposição "Água para todos"

Ontem de manhã, os alunos de 4ºBS deslocaram-se à Biblioteca Municipal de Valongo (BMV), acompanhados pela sua Professora, Alcina Pereira, e pela professora Graça Fernandes para participarem numa atividade lúdica e pedagógica, organizada pela biblioteca escolar e pela BMV.

Esta atividade contou com a colaboração das Águas do Douro e Paiva. Os alunos usufruíram de uma visita guiada à exposição Água para todos do Museu da Água da EPAL, Lisboa, que aborda diferentes aspetos, como o ciclo da água, a poluição, a sustentabilidade, a pegada hídrica, as  propriedades da água, etc.




Num segundo momento, os alunos tiveram a oportunidade de realizarem o AQUAQUIZ - Jogo da Glória, em versão digital e foram convidados a explorar livros relacionados com a mesma temática.

Foi mais um agradável momento de aprendizagem, em que estiveram presentes a leitura, o digital e o conhecimento.

Saber+: Como fazer a apresentação oral de um livro na EB Valado

Ontem, foi a vez dos alunos do 4º ano da Escola Básica do Valado se deslocarem à biblioteca escolar para uma formação sobre "Como fazer a apresentação oral de um livro".




Esta formação foi dinamizada pelas professoras bibliotecárias, que indicaram, tal como nas sessões anteriores, os principais elementos da apresentação de um livro, o que se deve revelar, como planificar uma apresentação oral, como proceder no caso de querer ler um excerto da obra, que suporte usar, o que valorizar e os aspetos da comunicação a ter em consideração nestes momentos avaliativos.

Os alunos demonstraram muito interesse e foram muito participativos. No final final da sessão, alguns alunos aproveitaram para requisitar um livro e avaliaram a sessão através de um questionário no Google Forms.



Esperamos que estas sessões e materiais disponibilizados se revelem um suporte útil de apoio ao currículo e contribuam para uma maior capacitação dos alunos.

quinta-feira, 24 de março de 2022

Saber+: Como fazer a apresentação oral de um livro


Hoje, na Escola Básica do Susão, as turmas do 4º ano deslocaram-se à biblioteca escolar para uma formação sobre como fazer a apresentação oral de um livro.

Esta formação foi dinamizada pelas professoras bibliotecárias, que indicaram os principais elementos da apresentação de um livro, o que se deve revelar, como planificar uma apresentação oral, como proceder no caso de querer ler um excerto da obra, que suporte usar, o que valorizar e os aspetos da comunicação a ter em consideração nestes momentos avaliativos.

Tratou-se de uma sessão de apoio ao currículo, que os alunos e professores consideraram muito pertinente e útil.