menu

About

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Love Spoons - 2017




Para assinalar o DIA DOS AFETOS, a professora Ana Cristina Moreira, de Inglês, juntamente com os seus alunos do 7º C, procedeu à recriação da tradição galesa das colheres de pau (Lovespoons).


A lovespoon é uma arte tradicional, símbolo do amor, que remonta ao século XVII e corresponde a uma colher de madeira decorativa, esculpida à mão, que era oferecida a uma jovem pelo seu pretendente.

A colher era normalmente decorada com símbolos de amor: uma ferradura para dar sorte, uma cruz para a fé, os sinos de casamento, corações para o amor, uma roda como sustentáculo de um ente querido e um cadeado para a segurança, entre outros. Bolas dentro de uma gaiola indicam o número de crianças que são esperadas. Outras esculturas difíceis, como correntes, eram tanto uma demonstração de habilidade do escultor como tinham um significado simbólico.

Embora a Lovespoon galesa seja a mais famosa, também há tradições de Lovespoons na Escandinávia e em algumas partes da Europa Oriental, que têm os seus próprios estilos e técnicas.

Hoje em dia, as Lovespoons são oferecidas como presentes de casamento ou de aniversário de casamento, bem como de aniversário, presentes de bebé, presentes de Natal ou do Dia dos Namorados.

Na Biblioteca, encontrarão uma exposição com estas pequenas obras de arte. Visitem-na!





Sem comentários: