menu

About

terça-feira, 22 de maio de 2018

22 de maio: Dia do Autor Português

No dia 22 de maio, na biblioteca da Escola Nova de Valongo, a professora Cristina Araújo dinamizou a hora do conto para a turma do 1º ano, contando a história A máquina de fazer palavras, de José Vaz.

De seguida, alunos de diferentes turmas participaram no Bibliopaper sobre autores portugueses, usando os tablets existentes na biblioteca escolar do agrupamento. A equipa vencedora, composta por duas alunas do 4ºAN, respondeu corretamente aos dez desafios.




Na biblioteca da Escola Básica do Susão, os alunos participaram também no Bibliopaper, tendo sido a equipa vencedora "As Sousa" que, também, responderam corretamente a todos os desafios. 

Na Escola Básica Vallis Longus, dinamizaram-se diferentes atividades: 

  • Descobre o que falta... uma exposição com 24 autores portugueses que incluiu o desafio de completar o nome de cada um dos autores.


  • Quem quer ser bibliotecário 2, quiz subordinado aos escritores portugueses e às suas obras, com o recurso à aplicação Kahoot e ao uso dos tablets para as equipas participantes responderem às questões.



  • Auto da Barca do Inferno, o texto à moda de Gil Vicente, destinada a alunos de 9º ano, em que alunos da turma do 9º C, orientados pela Prof. Isabel Timóteo, apresentaram textos da sua autoria, à moda de Gil Vicente. 





Foi com estas iniciativas que se assinalou o Dia do Autor Português em que todos os autores portugueses das diferentes áreas artísticas estão de parabéns. 

Esta data foi criada em 1982 com o objetivo de homenagear o autor português e evidenciar a sua importância na cultura. 

Este dia assinala também o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores.

Sem comentários: