menu

About

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

MIBE - Semana Mundial do Espaço

A Biblioteca AVVL aderiu à iniciativa d’O Espaço vai à Escola que permite que cientistas e engenheiros Portugueses, a convite do ESERO Portugal, durante a Semana Mundial do Espaço, se desloquem a várias escolas do País para falar sobre tópicos do Espaço.


No dia 8 de outubro, os polos da Biblioteca AVVL das EB Valado e Susão receberam a visita da Investigadora Ana Catarina Oliveira Leite, docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e investigadora do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.
A investigadora realizou uma palestra intitulada  "Do Galileu aos ELTs"" para os alunos do 4º ano.  Nesta palestra foi apresentada a história da astronomia focada na instrumentação: desde os primeiros telescópios apontados para o céu, passando pela lista de diferentes instrumentos que os astrónomos usam hoje em dia para fazer ciência, e terminando nos futuros instrumentos e nos muitos desafios tecnológicos que enfrentamos.

No dia 9, realizou-se uma palestra na biblioteca da EB Vallis Longus intitulada "Um universo de informação - a luz" para os alunos do 8ºB e D, pelo investigador Jorge Paulo Maurício de Carvalho. Depois de uma breve introdução histórica sobre a evolução do estudo das propriedades da luz (radiação eletromagnética), o investigador abordou algumas dessas propriedades. Ficamos a saber que toda a informação que nos chega, mesmo dos mais longínquos locais no Universo, é transportada pela radiação eletromagnética. Realçamos por isso a importância da luz no contexto astronómico, a qual permite aprofundar do conhecimento sobre o Universo.



Esta atividade, integrou-se no programa MIBE (Mês Internacional das Bibliotecas Escolares).

Sem comentários: