A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar", que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Portugal ratificou o documento em 1997.
Esta convenção é muito importante, pois é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental.
Portugal é um país fortemente ligado ao mar, ficando marcado para a posterioridade como o país dos Descobrimentos marítimos. O mar assume uma importância estratégica para Portugal, sendo um setor vital para a economia portuguesa e para o produto interno bruto (PIB).
Neste dia, decorrem várias iniciativas em Portugal tendo em vista mostrar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional.
Para assinalar a data, a equipa da Biblioteca Escolar organizou uma atividade de sensibilização para o lixo marinho e a limpeza das nossas praias com o recurso aos materiais criados pela subcordenadora do grupo disciplinar de Ciências Naturais, prof. Marina Guedes.
A atividade foi dinamizada pela professora Olívia Moreira para os alunos da turma H do 6º ano que vieram acompanhados pela Professora Adelaide Lima.
O problema dos plásticos no oceano pesa cerca de treze milhões de toneladas por ano. Apesar de o plástico ter uma grande variedade de utilizações, é importante alertar para o seu uso descontrolado e para o impacto no planeta e na humanidade.
Na BE, está, igualmente, a decorrer uma exposição de peixes e outros elementos marinhos realizados com materiais reciclados e com origamis em parceria com os grupos diciplinares de Francês (Poisson d'avril 2023) e de Matemática.
Foi, ainda, destacado do fundo documental da BE um conjunto de livros que auxiliam no conhecimento desta temática e fornecem dicas para melhorarmos a vida dos mares e dos oceanos.











Sem comentários:
Enviar um comentário