menu

About

quarta-feira, 13 de março de 2024

ATELIÊ AMBIENTAL – OS RIOS E OS MOINHOS DE VALONGO

Ontem, na biblioteca da escola sede, realizou-se uma atividade educativa em colaboração com a Câmara Municipal de Valongo, centrada na importância histórica dos moinhos na região. 

Os alunos do sétimo ano foram envolvidos na criação de réplicas de moinhos usando cerâmica, explorando técnicas de construção em barro e conceitos matemáticos relacionados com a geometria. A atividade visava sensibilizar os alunos para a preservação do patrimônio local e promover a compreensão das questões ambientais, incluindo a energia hidráulica e renovável. 

Atualmente, não há moinhos em funcionamento, mas o seu valor histórico, como geradores de recursos naturais, é inegável. Integrados em paisagens campestres, ao longo do rio Leça, contribuíram  para a fixação da população e facilitaram a expansão da indústria do pão e do biscoito, característica desta região.

Através deste ateliê, dinamizado durante a semana de 12 a 19 de março, no âmbito dos Projetos Eco-Escolas e Escola Azul, os colaboradores Dr. Paulo Marujo e Dr. Pedro Pinto procuraram sensibilizar os alunos para a preservação e valorização destas estruturas que foram fundamentais para o desenvolvimento do concelho, bem como salientar a função da arquitetura na sustentabilidade e a identificação da energia hidráulica, assim como a importância da utilização de energias renováveis.

Os alunos tiveram, assim, contacto com a cerâmica, através da introdução a Técnicas de Construção em Barro (Modelagem, Roda de Oleiro e Técnica da Lastra), cujo manuseamento permitiu, entre outras coisas, desenvolver a motricidade fina. O processo de construção teve como base as noções de planificação de sólidos geométricos.

Os alunos adoraram trabalhar com o barro! 




Sem comentários: