menu

About

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Comemoração do Dia Nacional do Mar (16 de novembro)

Durante o mês de novembro, a nossa comunidade escolar está a assinalar o Dia Nacional do Mar com uma série de atividades, nomeadamente a Exposição Pegada Hídrica com trabalhos realizados pelos alunos da professora Benedita Kendall,  Palestras Informativas dinamizadas pela Be Water, Experiência imersiva do mar e a dramatização O mar começa aqui.

Estas ativiadades foram realizadas no âmbito dos projetos Escola Azul e Eco-escolas, numa parceria que envolveu a Biblioteca Escolar, a Be Water e os Grupos Disciplinares de Ciências Naturais e Geografia.

Exposição Pegada Hídrica foi montada com trabalhos realizados pelos alunos da professora Benedita Kendall, para responder ao desafio de ilustração para o calendário Hidroval Água, Só Há Uma. As ilustrações refletem diferentes perspetivas e aspetos relacionados com a água, com especial foco na sua sustentabilidade. 


As palestras informativas Água um recurso a preservar têm como objetivo destacar a importância da água em diversas áreas do nosso quotidiano, desde a higiene pessoal e a alimentação até à locomoção de barcos e à circulação de mercadorias.

No dia 8 de novembro, a turma do 8ºD deslocou-se à BE, acompanhada pela professora Marina Guedes para participar nesta iniciativa; no dia 15, foi a vez da turma 8ºC, acompanhada também pela professora Marina Guedes; finalmente, no dia 22, participará nesta atividade a turma do 7ºB, acompanhada pela professora Helena Silva.

Os profissionais da Be Water abordam o impacto do aumento da poluição decorrente da industrialização, que, ao gerar maior capacidade de produção e consumo, contribui para uma degradação significativa da qualidade dos recursos hídricos. Importa destacar que apenas 0,5% da água é potável e preparada para consumo humano, tornando urgente a sua conservação e uso consciente. As zonas do Algarve e do Alentejo são mencionadas como exemplos críticos das regiões portuguesas afetadas pela escassez de água, um problema que se agrava com as alterações climáticas. Também é sublinhado o trabalho realizado para garantir que a água da torneira seja tratada de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, assegurando a qualidade e a segurança do consumo. Este evento proporciona um espaço para a reflexão e a aprendizagem sobre a importância de proteger este recurso vital, estimulando a comunidade escolar a adotar práticas sustentáveis e a compreender as consequências de um uso irresponsável da água.


Uma outra atividade, muito criativa é a sala com experiência imersiva do mar, onde os alunos, envolvidos num ambiente marinho, visionam o vídeo Proteger o mar dos Açores – o futuro é agora, na sala C5. De seguida, com recurso a um QR code, têm a oportunidade de responder a um breve questionário sobre o vídeo visionado. Foi feito um escalonamento de forma a permitir que todas as turmas de 8º ano participem nesta atividade.


A atividade O mar começa aqui consistiu numa dramatização realizada pelos alunos da turma D do 8º ano, na biblioteca da escola, sobre a preservação dos oceanos. Esta atividade teve como destinatários os alunos de algumas das turmas de 2º ciclo. Assim: 09h15 - 5ºD, acompanhado pela professora Dalila Sousa; 10h20 -  5ºB, acompanhado pela professora Graciete Silva; 11h20 - 5ºA, acompanhado pelo professor Paulo Rita; 12h20 -  6ºC, que pediu para participar nesta iniciativa. Os alunos são sensibilizados para questões como a preservação das espécies marinhas e o descarte do lixo, que quando não é convenientemente realizado termina sempre no oceano, aumentando a poluição. Os alunos são sensibilizados a terem mais cuidado com o lixo que fazem, pois uma escola limpa não é aquela que mais se varre, mas aquela onde não existe lixo no chão.


Convidamos todos a refletirem sobre a responsabilidade coletiva na preservação dos nossos mares e recursos hídricos para as futuras gerações.



Sem comentários: