O Dia Mundial da Internet celebra-se a 17 de maio e esta data visa fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em janeiro de 2006 e é também conhecida como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.
Neste contexto, a Biblioteca escolar fez várias diligências que possibilitaram a realização de diversas sessões sobre Internet Segura, que foram dinamizadas pelo Centro Nacional de Cibersegurança, com a participação da Dr.ª Sofia e da Dr.ª Elsa, em várias escolas do nosso Agrupamento, ontem, dia 21 de maio.
As atividades foram direcionadas a diferentes faixas etárias:
- Na Escola EB Valado, os alunos do 4º ano participaram na atividade ZigZaga na Net. Novas Aventuras, que utilizou uma abordagem lúdica para discutir a importância de cuidados como a gestão de senhas e a navegação segura.
![]() |
ZigZaga na Net. Novas Aventuras, na EB Valado |
- Na Escola EB Susão, os alunos do 3º ano também estiveram envolvidos na mesma atividade, promovendo um diálogo interativo sobre segurança online.
![]() |
ZigZaga na Net. Novas Aventuras, na EB Susão |
- Na Escola EB Vallis Longus, os alunos do 7º ano participaram na atividade Aprender a Ser Digital (Cidadania Digital), que abordou temas como a Educação para a Cidadania Digital, comportamentos no mundo digital, direitos e responsabilidades online, além de divulgar cursos e-learning oferecidos pelo Centro Internet Segura.
![]() |
Aprender a Ser Digital (Cidadania Digital), na EB Vallis Longus |
Estas iniciativas são fundamentais para sensibilizar os jovens sobre os riscos e responsabilidades que acompanham a utilização da Internet, preparando-os para serem cidadãos digitais mais informados e seguros. A colaboração entre a BE e o Centro Nacional de Cibersegurança é um passo importante para garantir que as novas gerações naveguem na Internet de forma segura e consciente.
Sem comentários:
Enviar um comentário