menu

About

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Participação na 1ª Conferência Nacional de Literacia do Oceano e visita ao Oceanário de Lisboa

No âmbito da “Escola Azul”, dois embaixadores do 7.º C e os alunos do 9.º C participaram no primeiro dia da 1.ª Conferência Nacional de Literacia do Oceano, que decorreu nos dias 5 e 6 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Os alunos foram acompanhados pelas docentes Conceição Valente, Cristina Figueiredo e Fátima Ribeiro.




 A literacia do oceano foi debatida em diversos contextos, desde a educação ao ativismo, passando pela economia azul, pela tecnologia e pela sociedade, e ainda a investigação e a avaliação que permitem identificar as melhores práticas. 

Na parte da manhã, os alunos paticiparam no alelier Oceano XXI que incluiu a visita guiada ao Oceanário de Lisboa. Durante essa visita, o Biólogo responsável pela atividade promoveu o conhecimento, a descoberta e a ligação ao oceano, destacando que conhecer melhor este recurso, influencia as crianças e jovens numa maior vontade de o proteger e preservar, tornando-se cidadãos com atitudes assertivas. 

Durante a tarde, assistimos à mesa-redonda intitulada “Literacia do Oceano e Cidadania”, dedicada ao papel da literacia para o desenvolvimento de cidadãos mais conscientes e ativos na sustentabilidade do meio ambiente.  








De seguida, os alunos foram divididos em três grupos, para participarem em diferentes oficinas: 

Workshop 1: “For the Blue – Ação pelos Oceanos” (Agrupamento de escolas Bartolomeu de Gusmão).

Workshop 2: Qual é o Teu Tubarão Interior? De Predador a Protetor do Oceano (SEI Portugal)

Os participantes ficaram a saber que os tubarões são essenciais para a preservação do ecossistema marinho do nosso planeta azul, pois são os principais predadores de topo das diversas cadeias alimentares marinhas e regulam por isso todas as redes tróficas em que vivem. Sabe mais em SEI.

Workshop 3: Pradarias marinhas: Vamos reflorestar o mar? (Ocean Alive)



De uma forma muito breve ficamos a saber que a Ocean Alive é a primeira cooperativa em Portugal dedicada à proteção do oceano, com especial enfoque nas pradarias marinhas. Este projeto é desenvolvido com o empenho participativo das Guardiãs do Mar, mulheres da comunidade piscatória, bem como de voluntários e parceiros. A ação da cooperativa inclui programas de educação marinha, campanhas de sensibilização e monitorização do impacto do projeto nas pradarias marinhas. 

De forma prática e interativa, duas Guardiãs do Mar proporcionaram aos participantes uma experiência envolvente nas pradarias marinhas do Sado, dando a conhecer grande parte das espécies que habitam esse ecossistema e destacando a importância do trabalho desenvolvido em parceria com as comunidades locais. 

A viagem foi gentilmente oferecida pela Câmara Municipal de Valongo, a quem agradecemos, tendo início às 5h30 da manhã e terminando por volta das 23h30. Apesar da longa jornada, alunos e professores regressaram satisfeitos e com a sensação de ter sido um dia muito produtivo. 


Sem comentários: