menu

About

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

Lançamento do livro Histórias da Ajudaris 25 destaca valores, escrita e solidariedade

Realizou-se hoje, dia 18 de dezembro, no Auditório Dr. António Macedo, o lançamento do livro Histórias da Ajudaris 25, uma iniciativa dedicada ao tema Valores, que voltou a evidenciar o envolvimento ativo dos alunos e da comunidade educativa.

A história escrita pelos alunos da turma 5.º D, "Heróis do Mundo!!!", no ano letivo anterior, foi selecionada para integrar o livro Histórias da Ajudaris – Volume 1 (Porto, Açores e Madeira), podendo ser lida na página 20 da obra, facto que constitui um motivo de grande orgulho para a escola.

A atividade contou com a presença do Diretor do Agrupamento, Dr. Alberto Oliveira, bem como de outros membros da Direção, e ainda de uma representante da Câmara Municipal de Valongo, Dr.ª Cláudia Lima, cuja participação valorizou este momento cultural e educativo.

Discurso do Diretor do AE Vallis Longus

Marcaram igualmente presença as turmas 6.º B e 6.º C, que também participaram no projeto. Diversos encarregados de educação quiseram igualmente estar presentes neste ato de lançamento do livro destes pequenos autores, o que muito nos alegra e honra.

As atividades de escrita destes alunos foram desenvolvidas na disciplina de Português, sob a orientação da Professora Paula Vieira.

A apresentação do livro esteve a cargo dos alunos do 6.º D, contando com a colaboração do Dr. Leonel Ranção, da Dra. Luísa Monteiro e da Diretora de Turma, Professora Isabel Barbosa. A Equipa da Biblioteca Escolar prestou, como sempre, o seu apoio ao longo de todo o projeto.

Momento da apresentação

No final, os nossos pequenos grandes autores tiveram a oportunidade de autografar os livros, tornando este momento ainda mais especial e memorável.


Sessão de autógrafos dos alunos do 6º D

Este momento assinalou ainda 11 anos de colaboração e solidariedade entre a Ajudaris e a nossa escola, celebrando o poder da leitura e da escrita como ferramentas de educação para os valores e para a cidadania.

Sem comentários: