Hoje, entre as 9h00 e as 10h30, a Biblioteca da Escola Sede foi palco de mais um momento de partilha internacional no âmbito do projeto CONNECTION.
A sessão realizou-se em articulação com uma escola da Dinamarca, foi moderada pela Dr.ª Beatriz Teixeira do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e contou com a participação das turmas do 9.ºC e do 9.ºG, que se deslocaram à BE acompanhadas pelos seus professores. Também estiveram presentes a Dr.ª Carla Lopes do ISPUP, a Dr.ª Beatriz Oliveira e a Dr.ª Joana Soares (representantes da autarquia e da Eurest).
![]() |
| Encontro Online dos alunos e professores de Portugal e da Dinamarca |
Ao longo da manhã, os nossos alunos apresentaram pequenos vídeos e apresentações digitais sobre o tema “Refeições escolares em Portugal”, começando por uma breve explicação sobre o funcionamento dos refeitórios escolares. Foram abordados aspetos como o tipo de refeições servidas, os critérios de acesso ao refeitório por parte dos alunos, bem como a organização do espaço e as regras que garantem o seu bom funcionamento. A partilha permitiu dar a conhecer a importância da alimentação equilibrada no contexto escolar português.
![]() |
| Refeições na cantina da escola |
De seguida, os alunos centraram-se no tema “Atividade física na escola”, explicando que tipos de atividades são promovidas no âmbito da disciplina de Educação Física e do Desporto Escolar, quais os espaços disponíveis — como o pavilhão gimnodesportivo e os campos exteriores — e que equipamentos podem, também, ser utilizados pelos alunos, nos tempos livres. Foi, ainda, destacada a relevância da prática regular de exercício físico para a saúde e o bem-estar.
![]() |
| Atividade física na escola |
Os alunos e professores da Dinamarca apresentaram igualmente a sua realidade, dando a conhecer as escolas envolvidas, a organização do currículo e como se organizam as refeições escolares na sua escola. A sessão decorreu num ambiente de grande interesse, respeito e curiosidade mútua.
No final, houve ainda espaço para o esclarecimento de dúvidas de ambas as partes, promovendo o diálogo intercultural e reforçando os laços de cooperação entre os dois países.
A Biblioteca Escolar continua, assim, a afirmar-se como um espaço privilegiado de aprendizagem, partilha e abertura ao mundo.



Sem comentários:
Enviar um comentário